Resconto | Ninguém, Karen Alvares

Compartilhe

Fala galera! E aí tudo nos conformes?

Nada mais justo do que começar essa resenha com uma frase da minha atual leitura, Horror em Amityville, de Jay Anson:

O homem sábio sabe haver coisas que desconhece – e o homem prudente respeita o que escapa ao seu controle.

Ninguém, de Karen Alvares é uma leitura rápida e agoniante. Sem muitos devaneios e afiada como uma navalha a autora narra uma sessão de tortura, que é digna do ditado popular “a curiosidade matou o gato”. O conto trata dos acontecimentos que levaram um hacker, que gastava seu tempo na internet procurando por monstruosidades na Deep Web, até encontrar o seu destino.

Pra quem não sabe, ou não está habituado ao assunto, a Deep Web é uma parte da internet que não é indexada pelos buscadores tradicionais (Google, Bing Etc.), e necessita de ferramentas específicas para ser acessada. Assim como, um objetivo. A Deep Web é famosa no submundo da Internet por conter informações sigilosas, criminosas e absurdas, como pornografia infantil, tutoriais de como produzir bombas ou sintetizar drogas, links para adquirir equipamentos de clonagem de cartão e creepy pastas, que nada mais são, do que uma pasta com conteúdo assustador e de origem duvidosa, que nem sempre é possível verificar a autenticidade do material. Nosso protagonista não encontrou apenas a pasta.

karen-alvares-draco-ninguemO mais interessante do conto é que ele funciona como uma metáfora, o que dá certa aplicação didática. Ainda mais por se tratar de uma forma de escrita mais atual e dinâmica, afinal que jovem quer ler sobre o conto da “curiosidade que matou o gato” escrito em 1900 e bolinha? Neste ponto o material ganha sua expressão e o meu apreço.  A história funciona como um lindo lembrete de que existem coisas que não devem ser procuradas. Ou de quem tanto procura, acha. Só não se sabe o que, mas acha.

O conto é gratuito, Ninguém pode ser baixado na Amazon para ser lido no seu computador, celular ou tablet, com o uso do aplicativo da Kindle.

Karen Alvares é a criadora do Blog Eu, Papel e Palavras  e autora de Inverso e Alameda dos Pesadelos, e escritora presente em antologias de contos da Draco, Cata-vento, Andross e Buriti.

Leia mais sobre Livros