Resenha | Como São Cativantes os Jardins de Berlim, Decio Zylbersztajn

Compartilhe

Olá amigos, hoje tem resenha da editora que é parceira aqui do blog, a Reformatório, com o título, que pra mim, é um dos títulos mais delicados que já vi, Como São Cativantes os Jardins de Berlim, do Decio Zylbersztajn.

O livro é uma fantástica coletânea de contos que abordam temas diversos como família, a vida e o amor. Sim, os temas são bem abrangentes. Mas vamos falar de alguns contos do livro, que para mim, tiveram maior destaque.

A começar, pelo conto homônimo ao título. O conto tem um diferencial, porque nos ensina a ver o belo onde o belo basicamente não existe, pois os jardins “cativantes” de Berlim, apenas são cativantes quando estão repletos de gente e não no meio da semana como nos são apresentados, eles possuem um quê, especial que apenas agrada o interlocutor, e muitos dos leitores, afinal quem não quer um lugar tranquilo para ler um livro? E mais, o primeiro conto do livro tem duas personagens muito peculiares, as irmãs, que não convém dar muitos detalhes para não estragar a história.

Em seguida temos “Mão Pesada” que alerta para o fato de que não se deve abusar da sorte.

Em “Encruzilhada” outro ponto alto do livro, temos a humilde Dona Helena, contra o arrogante Homero, que brigam por um pedaço de terra. Os personagens são verdadeiras antíteses o que torna o conto uma luta silenciosa sobre o certo e o errado. E o nome faz jus ao caso, a história é cheia de momentos decisivos onde uma escolha deve ser feita, esses momentos são facilmente assemelhados com encruzilhadas, onde cada um, em dado momento da vida, vai encontrar a sua.

E por fim temos “O Milagre de São Gonçalo” que nos conta da festa quase extinta do santo, que acontece em Arraial do Barreiro, onde um moça espera pelo seu verdadeiro amor. o conto é belo e tem uma repetição que dá gosto de se ler e sua simplicidade é tocante.

Bom galera, é isso aí, nos vemos no próximo.

Ficha Técnica 
Título: Como São Cativantes os Jardins de Berlim
Autor: Decio Zylbersztajn
Acabamento: Brochura
Gênero: Contos
Editora: Reformatório
Tamanho: 14 x 21 cm
Edição: 1
Ano: 2014
ISBN: 8566887069
Nº de Páginas: 176
Leia mais Resenhas