Resenha | Corpo novo, vida nova; Fernanda Thedim

Compartilhe

Corpo novo, vida novaOi, de novo! Hoje mais uma resenha alternativa ao tema geral do blog.

Particularmente, estou numa fase de querer coisas novas. Com vontade de mudar de ares, de profissão e também de corpo (haha). Por isso, li esse livrinho rápido que conta a história da Fernanda Thedim.
Ela sempre foi gordinha, mas perdeu o controle do próprio corpo e acabou chegando aos 127kg! Fez dezenas de dietas ineficientes, cogitou fazer redução de estômago, se inscreveu outras dezenas de vezes na academia, mas não levou nada até o resultado que queria. Mas quando o editor da revista que trabalhava como Crítica Gastronômica lhe apresentou uma pauta que oferecia suporte completo para mostrar os benefícios e efeitos que uma dieta balanceada e exercícios físicos trazem a uma pessoa fora de forma, ela cogitou que seria a deixa que ela precisava para mudar de corpo e de vida. Mas relutou por um bom tempo até aceitar a oferta. Apenas quando se sentiu envergonhada e humilhada diante de muitas pessoas, conhecidas ou não, passou por situações constrangedoras causadas pelo excesso de peso (como quebrar uma banco de um restaurante lotado, não conseguir caminhar mais que 15 minutos num passeio de férias no exterior, e por ai vai…), e ouviu de pessoas próximas frases do tipo: “Você não precisa dizer isso pra ninguém (que não aceitou a pauta por ter vergonha de revelar o quanto pesava), todo mundo já está vendo como você está gorda!”, que ela tomou coragem e disse ao chefe que aceitava fazer a reportagem.

Pra mim, a história já ficou interessante ai! Porque imagina, são muuitos quilos pra perder sem milagre, apenas com dieta e exercício na raça! Tem que estar muito afim…

Corpo novo, vida nova
Bom a partir dessa introdução, a Fernanda narra como foram os 6 meses seguintes, as dificuldades que encontrou, de onde tirou forças pra ir até o fim, as escorregadas na dieta e também as alegrias que os quilos a menos lhe trouxeram (como entrar num jeans de 8 anos atrás). Como o livro nasceu de uma matéria de revista, ela teve suporte dos melhores profissionais do Brasil (endocrinologistas, psicólogos, educadores físicos, etc…) e também apresenta muitos dados de pesquisas do mundo inteiro, com isso ela tem muita base científica para afirmar certas coisas (leia se quiser saber kk).
De certa forma, é um livro motivacional (tenho uma queda por isso? acho que sim…), porque possui muitas frases de incentivo e mostra que com determinação, a gente chega lá. Nossa, mas você é gorda assim? Bom, preciso perder 10 kg. É um bom tanto não?!

Corpo novo, vida nova

Uma coisa muito interessante que ela aborda no livro também, é o preconceito que as pessoas gordas sofrem. E como o gordo é ‘marginalizado’ hoje em dia apenas por ser gordo. Vou transcrever aqui o que a psicanalista Joana de Vilhena Novaes diz sobre o assunto:

“O olhar de repreensão, de censura, de nojo já se tornou comum e corrente. Somos tão bombardeados com belas imagens que acaba predominando a ideia de que as pessoas são a imagem que elas passam, diferentemente de poucas décadas atrás, quando tínhamos outros balizadores – as ideias, a produção. Você será uma pessoa obstinada ou preguiçosa em função da aparência que tem. Trata-se de um fenômeno que atribui características morais depreciativas em razão da aparência do sujeito. A beleza se tornou um dever, e, você será um vencedor, uma pessoa obstinada, ou um preguiçoso sem-vergonha, por causa de sua aparência. Nesse estado lipofóbico, a pessoa gorda pode ter o melhor currículo do mundo, mas facilmente é vista como desleixada, preguiçosa, lenta. Ser desleixado é a pior coisa para o marketing pessoal num mundo em que as pessoas se autopromovem o tempo todo.” Não está sendo fácil

O post já está gigante, vou parar por aqui. E agora, fotos pra vocês ficarem curiosos e lerem tudo.

[Clique nas imagens para ampliá-las]
Corpo novo, vida novaCorpo novo, vida nova

E você, também tá nessa luta?! Deixa seu comentário e sua história aqui, vamos compartilhar e nos incentivar!!

Autora: Fernanda Thedim
I.S.B.N.: 9788577344109
Altura: 21 cm.
Largura: 14 cm.
Acabamento: Brochura
Edição : 1/2013
Idioma : Português
Número de Paginas : 160
Editora: Casa da Palavra