Resenha | Férias!, Marian Keyes

Compartilhe

Sem sombra de dúvidas, o livro que mais demorei pra ler da Marian Keyes até agora! Por que? Também não sei! haha
A história segue a mesma linha dos outros livros: lenta, detalhada, com muitas memórias da personagem principal que parecem ser indiferentes para a história, mas que com o tempo vai fazendo  sentido!

Férias conta a história de mais uma irmã da família Walsh, Rachel. Ela saiu de casa com 20 e poucos anos, “atualmente” mora em Nova York e tem deixado a vida leva-la, sem planos, sem uma carreira profissional, sem universidade e com muitas, mas muuitas drogas! O fato é que a própria Rachel não consegue ver o quanto é viciada e o que esse vicio tem feito com sua vida. Muitas faltas no trabalho, pequenos furtos, empréstimos sem intenção de paga-los, falta de atencão com o namorado, traições… Tudo de errado que faça com que ela consiga aquela carreira de cocaína. Mas pra ela, continua tudo normal.

Até o dia em que ela tem uma “overdose acidental”. Uma carreira de cocaína, misturada com bebidas e uma boa quantidade de remédios para dormir, a fazem parar no hospital e ser submetida a uma lavagem estomacal (ecaa!). Então, sua irmã mais velha vai busca-la no hospital e avisa que ela será imediatamente internada numa clínica de reabilitacão no seu país de origem, a Irlanda. E não, ela não tem escolha. Pois nem sua amiga da vida inteira e companheira de casa Brigit e seu atual ex-namorado Luke, querem saber de ajudar uma viciada sem limites!

Na cabeça de Rachel, essa clínica de reabilitação é um spa com celebridades e mordomias, onde ela pretendia apenas passar dois meses de Férias(!) pra colocar a cabeça no lugar, relaxar e perder alguns quilinhos. E qual é a surpresa que Rachel tem ao entrar no Claustro?! Bom, leiam o livro pra saber =)

Acredito que dos 3 livros da Marian Keyes que li até agora, esse seja o mais profundo em questões de auto ajuda e psicologia no geral. São coisas tão normais, que acontecem com qualquer um que tenha irmãos/irmãs. Relações em família nunca são normais, cada uma tem suas peculiaridades, mas até onde isso pode afetar a vida de qualquer um dos envolvidos? Como uma expressão mal interpretada ou um momento de descontrole pode descarrilhar sentimentos e mudar totalmente o modo como uma pessoa encara sua própria personalidade. É um livro muito, muito interessante sobre o descobrimento de uma pessoa totalmente perdida e traumatizada, como uma pessoa sem culpas e frágil por dentro.

Sinopse

Rachel Walsh tem 27 anos e a grande mágoa de calçar 40. Ela namora Luke Costello, um homem que usa calças de couro justas. E é amiga – pode-se mesmo dizer muy amiga – de drogas. Até que a sua vida vai para o Claustro – a versão irlandesa da Clínica Betty Ford. Ela fica uma fera. Afinal, não é magra o bastante para ser uma toxicômana, certo? Mas, olhando para o lado positivo das coisas, esses centros de reabilitação são cheios de banheiras de hidromassagem, academia e artistas semifissurados (ao menos ela assim ouviu dizer). De mais a mais, bem que já está mesmo na hora de tirar umas feriazinhas. Rachel encontra mais homens de meia-idade usando suéteres marrons e sessões de terapia em grupo do que poderia supor a sua vã filosofia. E o pior é que parecem esperar que ela entre no esquema! Mas quem quer abrir as janelas da alma, quando a vista está longe de ser espetacular? Cheia de dor-de-cotovelo (o nome do cotovelo é Luke), ela busca salvação em Chris, um Homem com um Passado. Um homem que pode dar mais trabalho do que vale… Rachel é levada da dependência química para o terreno desconhecido da maturidade, passando por uma ou duas histórias de amor, neste romance que é, a um tempo, comovente, forte e muito, muito engraçado.
PS: Comprei os livros como box e pra não passar batido, eles são formato de bolso da Editora BestBolso. Não me incomodou o tamanho, o ruim é que a capa é bem podrinha do tipo que amassa e rasga fácil, bem diferente da versão normal que tem capa resistente!

Marian KeyesMarian KeyesMarian Keyes

E como demorei quase 3 meses pra ler, ele acabou sendo parcialmente destruído pelas trocas de bolsas e viagens por São Paulo haha.

Ficha Técnica

Título Original: Rachel’s Holiday
Autora: Marian Keyes
Tradutora: Heloísa Maria Leal
I.S.B.N.: 9788577992607
Altura: 18 cm.
Largura: 12 cm.
Acabamento: Brochura
Edição : 12/2012
Idioma : Português
Número de Paginas : 544
Editora: BestBolso